segunda-feira, 23 de abril de 2012

"[O PADRE MÉDICO]".


"[O PADRE MÉDICO]".

Isaías,quando menino,foi levado por seus pais à um seminário,para estudar teologia que posteriormente tornaria-se sacerdote da igreja católica.Quando já estava na faculdade,devido as poucas posses da família teve que arrumar um emprego.
 Começou trabalhar em uma farmácia que manipulava medicamentos,
 ali no campus mesmo.Empenhou-se muito,como era do seu feitio apaixonou-se por essa profissão,pregando-se nos livros.Num teste de aptidão ganhou uma bolsa de estudos totalmente gratuita na faculdade de medicina.Conseguindo com muita dedicação,conciliava as matérias e o trabalho.Alguns anos depois,formou-se à padre e um ano após à médico.Enquanto estudava não teve tempo de pensar como seria atuar nas duas profissões que escolhera.
 Ai então,começaram os conflitos internos diante da fé e da ciência.
 Tinha casos no hospital que dava contra os princípios da igreja e vice versa na medicina.Uma vez me confidenciou,que teve vários casos que duvidou de Deus,porque seria impossível salva-los,e outras muitas vezes,da ciência aplicada em pacientes que achavam que os salvariam e os perderam sem causa grave ou aparente simplesmente perderam.
 Foi passando os anos e sempre com esse dilema que Isaías carregava sem achar uma saída.
 Pois amava suas funções que exercia,para o bem espiritual,e o físico do nosso mundo desprovido desses males.
 As contradições apareciam quando via um milagre de Deus mostrado aos fiéis,e constantemente o efeito dos medicamentos que receitava aos pacientes com sucesso.
 Mas isso tudo veio à tona,essa conflitante indecisão.
 Num procedimento cardíaco,de repente o coração do paciente parou.
 O deram por perdido,devido o estado dele que antes da operação,já estava desenganado com traços terminais.
 Todos que se encontravam na sala cirúrgica,já se preparavam para sair,dado que o paciente já havia entrado em óbito.
 Isaías de costas para a mesa onde jazia inerte o paciente,fechou os olhos virou-se e involuntariamente colocou a mão no peito do cadáver ali posto,sentiu uma sensação estranha de arrepio que jamais na vida tinha sentido.Viu os monitores dando sinais de vida daquele que já tinha partido para outra dimensão.
 Reanimaram-lo,acabando o que tinham começado com sucesso absoluto.Até hoje seus assistentes não entenderam como isso aconteceu.Somente o padre médico que entendeu.
 E os conflitos se foram para sempre,nunca mais perturbaram aquele que por mérito,dedicação e dom,juntou o útil ao agradável com sua fé em Deus e a ciência dos homens.Vai levando a vida,ajudando o dando tudo de si em prol da saúde do espirito e do amor ao próximo...

Foto de "François Rabalais",escritor padre e médico...

Nenhum comentário:

Postar um comentário